Fadiga ocular

5 Dicas e Exercícios Para Olhos Cansados

 

A cada dia que passa nossa exposição à telas de computadores e celulares só aumenta, e quando passamos essa grande quantidade de tempo em frente à dispositivos que estão somente a alguns centímetros de distância, nossos olhos podem passar por uma grande fadiga muscular que resulta em um sentimento de pressão no globo ocular, na testa e até dores nos ombros e pescoço.

Por isso decidimos passar algumas dicas e exercícios que vão ajudá-los a aliviar as dores e incômodos.

1 - Faça Pausas Frequentes

Quando se passa muito tempo focando em objetos próximos (cerca de 30 a 50cm), principalmente telas e dispositivos eletrônicos, os músculos do globo ocular sofrem algo que chamamos de Espasmo Acomodativo, que nada mais é que uma contração involuntária frequente dos músculos responsáveis pelo ajuste focal do olho.

Para aliviar este sintoma siga a regra 20-20-20: Para cada 20 minutos de uso da visão de perto faça uma pausa de  20 segundos olhando para algo a 20 pés de distância (cerca de 6 metros) para dar um descanso aos seus olhos.

2 - Ajuste a Posição do Seu Monitor

Posicione o monitor do seu computador à distância de um braço e à uma altura onde seus olhos fiquem alinhados com ¾ da altura da tela. Por exemplo, se sua tela tem 13 polegadas e 18cm de altura, seus olhos devem estar alinhados a um ponto no monitor que fique a 13,5cm da base da tela.

Essa posição permite que seus olhos não fiquem tão contraídos e que você direcione o olhar ligeiramente para baixo ao olhar para o centro da tela.

Caso você vá jogar um jogo ou ver um filme pode ser interessante deixar o centro da tela na altura dos olhos.

3 - Ajuste as Configurações dos Dispositivos

Se necessário, aumente o tamanho da fonte do seu dispositivo. Isso evita que você contraia seus olhos e force a musculatura desnecessariamente.

4 - Ajuste o Brilho da Tela

Ajuste o brilho da tela de acordo com a luminosidade do ambiente para evitar forçar seus olhos, a tela muito clara ou muito escura pode aumentar a fadiga ocular.

Além disso alguns dispositivos têm uma função chamada “Modo Noturno” ou algo parecido que diminui a quantidade de luz azul e deixa a tela um pouco amarelada, o que pode ser útil para reduzir a fadiga causada pela frequência de luz azul violeta (você também pode usar óculos com filtro azul).

5 - Pisque

Pode parecer simples, mas quando estamos em um estado de hiper foco em nossa frequência de piscadas cai de 20/min para 4,5/min. Isso deixa nosso olhos mais secos, e consequentemente, mais irritados.

Para resolver este problema você pode tentar focar em piscar mais vezes ou usar um colírio lubrificante.

Se os sintomas de olho seco persistirem você deve consultar um oftalmologista.

6 - Exercícios

O ideal nessa situação seria ir para um ambiente aberto e focar em pontos distantes, mas caso isso não seja possível você pode fazer estes dois exercícios:

  • Esfregue uma mão na outra até elas aquecerem e posicione as palmas das mãos sobre os olhos fazendo uma leve pressão nos ossos das órbitas (não no globo ocular). O calor ajuda a relaxar a musculatura dos olhos e da face promovendo algum conforto.
  • Olhe para cima, focando em um ponto distante (pelo menos 6 metros de distância) e segure por 5 segundos. Depois repita esse processo olhando para baixo e para os lados. Isso irá alongar a musculatura dos seus olhos e trará algum conforto.

Siga essas dicas e não deixe fazer consultas regulares ao seu oftalmologista (principalmente se você passa muito tempo em frente à telas) a cada 6 meses ou 1 ano. Cuide dos seus olhos e em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *